Virada pensando na arrancada


Que sufoco! Quem viu só o primeiro tempo e desligou a tv, irritado, não viu a sensacional virada vascaína sobre o semi-finalista da Libertadores.

3 a 2 em um jogo que se encaminhava para uma goleada colorada, após um primeiro tempo pífio dos 4 volantes e companhia. Celso Roth escalou mal e mexeu bem. E vimos um Vasco aguerrido no segundo tempo, com cara de Vasco pelo menos nesse aspecto. Jéferson entrou dando qualidade ao meio-campo. Dodô pouco apareceu, mas foi mais um na frente para prender a marcação.
Ramon, em um dia horrível, saiu para a entrada do todo atabalhoado Ernani. Temos que agradecer a essa falta de jeito - o pênalti marcado foi numa jogada bizonha, em que o lateral tropeça no gramado e cai de maduro. Se passou longe de ser pênalti, passou mais longe ainda de ser armação. Nosso garoto prodígio, que até então errava muitos passes e estava visivelmente nervoso, bateu com categoria, sem paradinha, e empatou. E saiu dele o gol da virada, em uma jogada pela ponta. Um passe pra trás e apareceu aquele que mais tem falhado defensivamente para pegar bem de esquerda e marcar um golaço. As palavras do próprio Nilton, ao sair de campo, descrevem bem a situação: "Foi um alívio para mim, parecia que estava com uma âncora nas costas".

O gol que abriu caminho para a vitória foi o mais bonito. Élton tem sido o melhor jogador do Vasco nos últimos jogos - taticamente principalmente e, claro, esbarrando em suas limitações. Ontem, seu gol - e que gol! - foi crucial para a vitória cruzmaltina. Com um Vasco ainda inseguro em campo, com poucas esperanças de empatar o jogo, o atacante improvisou: uma girada espetacular de fora da área com um chute impecável. Um dos mais criticados pela torcida, o atacante mereceu aplausos de pé.

Após essa vitória heróica, o Vasco tem mais dois jogos no Rio - Botafogo no Engenhão e Guarani em São Januário. Vencer os dois seria muito importante para recuperar a confiança e trabalhar com calma durante a paralisação do campeonato. E aí já voltamos com um time treinado e com todos à disposição de Celso Roth.

Observação 1: Boa estreia de Cesinha. Falta entrosamento, mas individualmente mostrou ter qualidade.

Observação 2: Depois de Botafogo e Guarani, o Vasco faz seu último jogo antes da Copa contra o Santos, em São Paulo, no reencontro com Dorival...

S.V,

Read More

Protesto mal feito só prejudica o Vasco

Dois posts atrás falei um pouco sobre como a torcida do Vasco tem conseguido atrapalhar mais ainda o já inseguro time cruzmaltino. Com o que aconteceu ontem, isso é tópico de discussão em todos os fóruns ligados ao Vasco.
E o mais impressionante é que tenho visto uma grande parte apoiar o ato dos 30 integrantes da Força Jovem que invadiram um treinamento para intimidar os jogadores. O que esses caras que se dizem vascaínos estão fazendo é amendrontar os únicos que podem mudar a situação atual. Será que alguém quando está com medo e pressionado trabalha melhor? Eu realmente não acredito.
Na quinta-feira São Januário fará o papel inverso do que deveria: Se o Vasco não fizer um gol nos primeiros 20 minutos, jogará sob vaias os outros 70. Vaias da própria torcida, o que é bem pior do que jogar fora de casa. O ponto bom nessa história - por incrível que pareça - é que o público será muito pequeno.

Óbvio que o Vasco merece um time muito melhor do que apresenta e a torcida tem que cobrar. Mas vejam: acabamos de fazer uma troca de técnico, o que motiva os jogadores - isso foi provado jogo passado, apesar dos erros e da derrota.
Fizemos três jogos, perdendo dois fora de casa e empatando um em casa. Campanha ruim, mas estamos no começo e Celso Roth ainda não teve tempo para trabalhar. O Inter, nosso próximo adversário e um dos favoritos ao título, perdeu dois em casa e venceu um fora: do lanterna Goiás. O Grêmio, que muitos especialistas dizem ter tido o segundo futebol mais vistoso do Brasil, só perdendo pro Santos, tem o mesmo 1 ponto do Vasco.
Por essas e outras acho que a hora era de a torcida abraçar o time para tentar reverter a situação, como fez várias vezes na história. Falta confiança, que as últimas atuações e a história recente não têm passado. E mesmo que fosse para protestar, essa maneira de protesto só vai causar prejuízos para o próprio Vasco.
O prostesto tem que ser inteligente - visando ajudar, não impor um respeito forçado que só vai atrapalhar. O Vasco impõe respeito pela sua história.

Nesse episódio, Dinamite se prejudicou duplamente: quem invadiu e cobrou já estava contra. Quem é contra a invasão e ouviu suas declarações - de que isso acontece - também não gostou. Até porque, cá pra nós, isso não acontece.
Read More

Previsões


Não chegamos nem na metade do ano e nos resta muito pouco: para os pessimistas(alguns diriam realistas) nos resta apenas brigar o ano inteiro contra o rebaixamento, e, no máximo, conseguir uma vaguinha da Sul-americana.
Não concordo com o rebaixamento e minha previsão é que fiquemos ali pela zona da Sul-americana mesmo. Porém - não custa nada sonhar - com alguns reforços e um pouco de sorte podemos brigar por uma Libertadores(saudade!).

Os primeiros da lista já estão conosco: Coutinho e Carlos Alberto. A permanência dos dois é imprescindível para qualquer ambição. Com os dois, Zé Roberto em boa fase e mais um meia, temos boas opções de ataque - inclusive no banco. Esse meia poderia ser Marquinhos(ex Vitória e Palmeiras), que é uma contratação bem possível. Teríamos banco e opções de trocas táticas caso seja necessário.
Quanto à defesa, a expectativa otimista é que nosso técnico corrija tudo de ruim que vem acontecendo, principalmente em termos de posicionamento. Celso Roth é especialista em defesa. Cesinha, eleito o melhor zagueiro do campeonato paulista, é uma boa aposta. Quanto aos volantes, ainda acho que, pelo menos potencialmente, somos um dos times mais bem servidos. Potencialmente porque eles não vêm demonstrando isso, mas Nilton, Souza, Léo Gago e Rafael Carioca têm qualidade. A contratação de um lateral direito seria importante ; na esquerda, é torcer pra Ramon nunca se machucar.

É isso que nós temos, sendo realista e otimista.
Vamo que vamo!

P.S: Depois de tanto favorecimento da arbitragem, deu prazer ver os urubus chorando depois de mais uma vez eliminados na Libertadores. Adiantei aqui no blog que isso acabaria acontecendo... Arbitragem de Libertadores não é aquela regional-parcial que eles
estão acostumados.
S.V,
Francisco
Read More

Um pouco de memória



Nos últimos dois jogos em São Januário – 3 a 1 no Vitória e empate sem gols contra o Palmeiras – parte da torcida do Vasco mostrou algum senso de humor. Digo isso porque só consigo ver o grito de “volta eurico” por esse ponto de vista. Se ninguém ali estava fazendo piada, é um caso muito sério e meio assustador, vindo de um grupo sem memória. Já vi essa torcida dar exemplos e fazer espetáculos e esse papelão é realmente muito triste. Pensei em escrever “rebeldes sem causa” pra descrever essa turma do amendoim, mas desisti, esse não é o termo. É óbvio que nenhum vascaíno está satisfeito com o que tem visto nos últimos tempos e a torcida está ali pra apoiar e pra cobrar também. Tem todo o direito de cobrar do nosso atual presidente. Mas gritar o nome do ex-deputado é dose, mesmo partindo de uma minoria.

Eurico Miranda ingressou no Vasco em 1967 e em 69 já estava envolvido em escândalos políticos de fraude. Na década de 80, concorreu a presidência duas vezes e foi derrotado nas duas por Antônio Soares Calçada. Após as eleições, Calçada convidou eurico para ser seu vice-presidente. Com vice-presidente e boatos de que mandava mais que o presidente, viu o Vasco naquela fase maravilhosa de 97 a 2000. Depois disso, concorreu à presidência nas eleições de 2001 e brigou com os maiores ídolos da época de Calçada – Edmundo, Juninho, Pedrinho, Carlos Germano, Felipe, entro outros. Ganhou a presidência e ficou até o meio de 2008, com um título carioca apenas nesses 7 anos. Além disso, deixou o Vasco com dívidas imensas e má relação com todos dentro do futebol – não conseguindo atrair patrocinadores, sem campanha de marketing e sem sócios. Um Vasco entregue praticamente às moscas. Eurico foi acusado de desviar mais de R$ 20 milhões do Vasco, além de inúmeras irregularidades mal explicadas em sua gestão. Inteligente e com grande conhecimento de Direito, sempre conseguiu se safar, apesar de já ter sido condenado à prisão aglumas vezes. Saiu em 2008 sem deixar saudades(após, mais uma vez, cometer fraudes nas eleições normais e ser derrotado posteriormente na justiça).


Vou falar um pouco do Roberto, embora não queira protegê-lo. Só pra organizar os pensamentos mesmo e fazermos um balanceamento. Dinamite entrou em 2008 recebendo toda essa herança ingrata do ex-deputado. Fez algumas besteiras – na época, a principal foi a contratação de Tita para ser técnico do Vasco. Foi rebaixado. A mesma torcida que gritou “volta eurico” ontem gritou “a culpa é do eurico” no jogo em que fomos rebaixados, para logo depois cantar o hino e berrar “Ah, é Dinamite!”. Queríamos mudança. E elas ocorreram. Fomos campeões da série B(obrigação) e novamente a torcida gritou o nome de nosso atual presidente. Esse ano não montamos o time dos sonhos, isso é bem claro. O que é difícil de entender é o que essa torcida esperava mais com os recursos atuais. O Vasco não vai voltar a ser tudo o que já foi de modo instantâneo depois desse histórico recente completamente conturbado.

Pontos positivos: área de marketing, que é importantíssima, se ergueu. Iniciativa do programa de sócios muito boa, coisas simples que ninguém nunca tinha feito e pode ajudar muito o Vasco. Busca de parceiros, onde eu acho que acertamos principalmente em relação à Penalty.

Negativos: Falta de estrutura para o torcedor em São Januário – muita desorganização em um negócio que é simples de ser resolvido. Não ter mantido Dorival Jr. Ter contratado Mancini. Ter efetivado Gaúcho. Principal: prometer coisas que ele próprio sabia que não tinha condições de cumprir – por falta de recursos mesmo.


Enfim, são só análises(cheias de pontos de vista, claro).


A torcida atrapalhou claramente no jogo de ontem. O Vasco fez um bom primeiro tempo, com mais posse de bola e dez vezes mais chutes a gol. Com 15 minutos do segundo tempo começaram a cobrar e vaiar – e a partir desse momento viu-se uma queda do time, com quase todos muito nervosos e pressionados. Será que isso ajuda em alguma coisa?

Dica:Vídeo da discussão entre Paulo Vinicius Coelho e Felipe Melo, por telefone. Muito bom.

Read More