sexta-feira, 28 de maio de 2010

Virada pensando na arrancada


Que sufoco! Quem viu só o primeiro tempo e desligou a tv, irritado, não viu a sensacional virada vascaína sobre o semi-finalista da Libertadores.

3 a 2 em um jogo que se encaminhava para uma goleada colorada, após um primeiro tempo pífio dos 4 volantes e companhia. Celso Roth escalou mal e mexeu bem. E vimos um Vasco aguerrido no segundo tempo, com cara de Vasco pelo menos nesse aspecto. Jéferson entrou dando qualidade ao meio-campo. Dodô pouco apareceu, mas foi mais um na frente para prender a marcação.
Ramon, em um dia horrível, saiu para a entrada do todo atabalhoado Ernani. Temos que agradecer a essa falta de jeito - o pênalti marcado foi numa jogada bizonha, em que o lateral tropeça no gramado e cai de maduro. Se passou longe de ser pênalti, passou mais longe ainda de ser armação. Nosso garoto prodígio, que até então errava muitos passes e estava visivelmente nervoso, bateu com categoria, sem paradinha, e empatou. E saiu dele o gol da virada, em uma jogada pela ponta. Um passe pra trás e apareceu aquele que mais tem falhado defensivamente para pegar bem de esquerda e marcar um golaço. As palavras do próprio Nilton, ao sair de campo, descrevem bem a situação: "Foi um alívio para mim, parecia que estava com uma âncora nas costas".

O gol que abriu caminho para a vitória foi o mais bonito. Élton tem sido o melhor jogador do Vasco nos últimos jogos - taticamente principalmente e, claro, esbarrando em suas limitações. Ontem, seu gol - e que gol! - foi crucial para a vitória cruzmaltina. Com um Vasco ainda inseguro em campo, com poucas esperanças de empatar o jogo, o atacante improvisou: uma girada espetacular de fora da área com um chute impecável. Um dos mais criticados pela torcida, o atacante mereceu aplausos de pé.

Após essa vitória heróica, o Vasco tem mais dois jogos no Rio - Botafogo no Engenhão e Guarani em São Januário. Vencer os dois seria muito importante para recuperar a confiança e trabalhar com calma durante a paralisação do campeonato. E aí já voltamos com um time treinado e com todos à disposição de Celso Roth.

Observação 1: Boa estreia de Cesinha. Falta entrosamento, mas individualmente mostrou ter qualidade.

Observação 2: Depois de Botafogo e Guarani, o Vasco faz seu último jogo antes da Copa contra o Santos, em São Paulo, no reencontro com Dorival...

S.V,

0 comentários:

Postar um comentário