terça-feira, 18 de maio de 2010

Um pouco de memória



Nos últimos dois jogos em São Januário – 3 a 1 no Vitória e empate sem gols contra o Palmeiras – parte da torcida do Vasco mostrou algum senso de humor. Digo isso porque só consigo ver o grito de “volta eurico” por esse ponto de vista. Se ninguém ali estava fazendo piada, é um caso muito sério e meio assustador, vindo de um grupo sem memória. Já vi essa torcida dar exemplos e fazer espetáculos e esse papelão é realmente muito triste. Pensei em escrever “rebeldes sem causa” pra descrever essa turma do amendoim, mas desisti, esse não é o termo. É óbvio que nenhum vascaíno está satisfeito com o que tem visto nos últimos tempos e a torcida está ali pra apoiar e pra cobrar também. Tem todo o direito de cobrar do nosso atual presidente. Mas gritar o nome do ex-deputado é dose, mesmo partindo de uma minoria.

Eurico Miranda ingressou no Vasco em 1967 e em 69 já estava envolvido em escândalos políticos de fraude. Na década de 80, concorreu a presidência duas vezes e foi derrotado nas duas por Antônio Soares Calçada. Após as eleições, Calçada convidou eurico para ser seu vice-presidente. Com vice-presidente e boatos de que mandava mais que o presidente, viu o Vasco naquela fase maravilhosa de 97 a 2000. Depois disso, concorreu à presidência nas eleições de 2001 e brigou com os maiores ídolos da época de Calçada – Edmundo, Juninho, Pedrinho, Carlos Germano, Felipe, entro outros. Ganhou a presidência e ficou até o meio de 2008, com um título carioca apenas nesses 7 anos. Além disso, deixou o Vasco com dívidas imensas e má relação com todos dentro do futebol – não conseguindo atrair patrocinadores, sem campanha de marketing e sem sócios. Um Vasco entregue praticamente às moscas. Eurico foi acusado de desviar mais de R$ 20 milhões do Vasco, além de inúmeras irregularidades mal explicadas em sua gestão. Inteligente e com grande conhecimento de Direito, sempre conseguiu se safar, apesar de já ter sido condenado à prisão aglumas vezes. Saiu em 2008 sem deixar saudades(após, mais uma vez, cometer fraudes nas eleições normais e ser derrotado posteriormente na justiça).


Vou falar um pouco do Roberto, embora não queira protegê-lo. Só pra organizar os pensamentos mesmo e fazermos um balanceamento. Dinamite entrou em 2008 recebendo toda essa herança ingrata do ex-deputado. Fez algumas besteiras – na época, a principal foi a contratação de Tita para ser técnico do Vasco. Foi rebaixado. A mesma torcida que gritou “volta eurico” ontem gritou “a culpa é do eurico” no jogo em que fomos rebaixados, para logo depois cantar o hino e berrar “Ah, é Dinamite!”. Queríamos mudança. E elas ocorreram. Fomos campeões da série B(obrigação) e novamente a torcida gritou o nome de nosso atual presidente. Esse ano não montamos o time dos sonhos, isso é bem claro. O que é difícil de entender é o que essa torcida esperava mais com os recursos atuais. O Vasco não vai voltar a ser tudo o que já foi de modo instantâneo depois desse histórico recente completamente conturbado.

Pontos positivos: área de marketing, que é importantíssima, se ergueu. Iniciativa do programa de sócios muito boa, coisas simples que ninguém nunca tinha feito e pode ajudar muito o Vasco. Busca de parceiros, onde eu acho que acertamos principalmente em relação à Penalty.

Negativos: Falta de estrutura para o torcedor em São Januário – muita desorganização em um negócio que é simples de ser resolvido. Não ter mantido Dorival Jr. Ter contratado Mancini. Ter efetivado Gaúcho. Principal: prometer coisas que ele próprio sabia que não tinha condições de cumprir – por falta de recursos mesmo.


Enfim, são só análises(cheias de pontos de vista, claro).


A torcida atrapalhou claramente no jogo de ontem. O Vasco fez um bom primeiro tempo, com mais posse de bola e dez vezes mais chutes a gol. Com 15 minutos do segundo tempo começaram a cobrar e vaiar – e a partir desse momento viu-se uma queda do time, com quase todos muito nervosos e pressionados. Será que isso ajuda em alguma coisa?

Dica:Vídeo da discussão entre Paulo Vinicius Coelho e Felipe Melo, por telefone. Muito bom.

0 comentários:

Postar um comentário