Vasco infantil vê vaga se distanciar

Time de crianças com técnico despreparado(a vontade era falar de time pequeno, mas por enquanto vamos poupá-lo).
Vamos às justificativas. Na verdade, time de crianças é exagero. Mas quando um ou outro falham costuma-se generalizar pro time, ? Bom, o que parece que só eu vi e me revoltei - e exatamente o que descrevo como maior motivo para a derrota e possível eliminação - foram as falhas bizonhas na origem dos dois gols do Vitória. Mais até do que as falhas do nosso treinador, que serão comentadas posteriormente.
Relembrando: primeiro gol(primeira falha) - e a pior: Rafael Carioca chega na frente/rouba a bola do atacante com categoria, na direita da defesa, dentro da área do Vasco. Faz um drible arriscado e passa pra Élder Granja. Esse devolve pro camisa 8, que devolve de novo com um toque de cobertura no atacante adversário. Em tentativa de outra devolução bonita, nosso lateral reserva erra o passe, que sobra pra um atacante do Vitória. Esse toca pra trás. O meia que pega a bola olha pra área e cruza. Defesa completamente desarrumada(óbvio, ninguém imagina que dois jogadores vão fazer tabelas de craque em sua própria área) e o resto já sabemos: depois de grande defesa de Prass na cabeçada, Renato(ex-Vasco) aparece sozinho pra marcar.
No segundo gol houve uma falha clara do Elder Granja, novamente - que desviou pro gol a bola que já estava nas mãos do goleiro - mas antes aconteceu um lance muito parecido com o do primeiro gol. Não vou saber quem foi(a televisão não fez nenhuma questão de mostrar esse lance completo), mas a jogada começou mais uma vez em uma bola dominada, desatenção, perda de bola e cruzamento. Aí entrou a erro do camisa 2, após a batida lascada do jogador deles.

Os comentários sobre o Gaúcho são óbvios, todos que viram o jogo vão comentar. Pra não fazer igual a todo mundo, quero ressaltar um erro que acho que poucos perceberam: Jumar e Paulinho no banco e... CADÊ O SOUZA???
Rafael Carioca mesmo antes de errar no primeiro gol estava muito mal no jogo, pra mim sua pior partida com a camisa do Vasco, levando-se em conta que ele ainda não fez nenhuma brilhante. Nesse momento tiraria ele, mas não pra botar Jumar ou Paulinho e, sendo realista, já dava pra imaginar que nosso técnico não colocaria ninguém mais ofensivo no lugar do volante. O substituto ideal(quiçá titular) não estava nem no banco.
Fora os erros clichês: demora pra desmontar o esquema defensivo, erro na escolha das alterações, etc, etc, etc.

Não acho que Gaúcho deva ser demitido agora não. Deixaria para o próximo jogo - o de volta contra o Vitória. Independente do resultado, por favor, que volte pros Juniores. Até que ele é carismático, é vascaíno, mas não é técnico. Precisamos de um técnico pro Brasileiro - um técnico de nome pode organizar esse elenco. Cadê você, Abelão?

A Copa do Brasil/Libertadores funciona ao contrário do que os treinadores geralmente fazem: Se um gol fora vale quase o dobro(mal comparando) do que um gol em casa, um time que joga fora não deveria tentar o gol de qualquer forma?
Antes tivéssimos saído com um 4 a 2 desfavorável...

S.V,
Read More

83 anos de São Januário



Quarta-feira passada, dia 21 de Abril de 2010, foi aniversário de São Januário - 83 anos de história. A torcida vascaína pode estar descontente com várias coisas que aconteceram nos últimos tempos, mas sabe que essa data é importante até pra recordar tudo de bom que já se passou dentro da Colina. Sendo assim, compareceu à sua casa em peso - muito mais pra cantar o "Parabéns pra você" do que pra assistir o jogo de futebol. O jogo foi fraco, com o Vasco dominando, mas, mais uma vez, sem aquele "poder de fogo" na frente e deixando espaços atrás. Em determinado momento a situação chegou a ficar complicada. A sorte é que estávamos jogando com um time muito fraquinho, precisamos melhorar bastante se quisermos passar pelo Vitória. Não vou comentar lance a lance do jogo porque acho que não vale a pena, mas quero fazer algumas observações especificamente sobre Fagner e Coutinho. Nosso lateral-direito é rápido, bate bem na bola, mas está cometendo um erro fatal: é muito previsível na hora do drible. Dá pra perceber nitidamente, faz sempre a mesma coisa: pega a bola, olha pra baixo, dá uma pancada pra frente e sai correndo. Quando dá certo, a bola ou passa entre as pernas do adversário, ou pelo lado, e ele sai na frente bem, já que é veloz. O problema é que quase nunca dá certo quando o marcador já sabe que ele sempre vai fazer isso. Alguém tem que falar com o garoto, porque isso vem piorando jogo a jogo. Seu papel, Gaúcho.
Sobre o Coutinho vou falar só uma coisa: tem que ir pro banco um pouco. Sua qualidade é indiscutível e, além disso, tem cabeça pra se tornar um grande jogador(Falo isso porque muitos não têm - Alex Teixera, por exemplo). Acontece que ele tem 17 anos, estava passando por um momento bom, mas não é fácil manter uma regularidade. Nos últimos três jogos não encostou na bola, e quando encostou errou tudo o que fez. Precisamos de mais um atacante no time titular - talvez até o Dodô. E ficamos com o moleque como arma no banco de reservas.
Com o elenco que temos, esse esquema talvez seja o melhor. Veja bem, PARA O ELENCO QUE TEMOS. Não acho que o elenco é fraquíssimo como todos acham, mas acontece que temos posições carentes e outras com excesso de jogadores. Com a quantidade de volantes que o Vasco tem no elenco - e volantes de qualidade - e a falta de meias e atacantes, não dá pra ter um esquema mais ofensivo. Precisamos contratar.
Falando nisso, começaram as especulações para o Campeonato Brasileiro. Algumas chegam a ser engraçadas. Deco? Zé Roberto? Carlos Alberto no flamengo? Sem comentários...

No post anterior falei um pouco sobre motivos pra estádios ficarem vazios, como preço, falta de qualidade dos jogos, etc. Pra São Januário, achei mais um: a falta de organização e de preparo para as vendas de ingresso. Nesse jogo agora foi inacreditável: ninguém sabia qual bilheteria vendia o quê, filas imensas e uma burocracia desnecessária que faz cada um ficar muito tempo pra comprar sua entrada. Isso além de funcionários péssimos, que brigam com os torcedores e não sabem dar instrução nenhuma. Essa questão não é difícil de ser resolvida, além de ser obrigação de um clube do tamanho do Vasco dar um mínimo de conforto para seu torcedor. O público foi de 12.000 torcedores e teve gente que foi embora sem conseguir comprar... Como, em um estádio que tem capacidade pra 25.000? Vamos olhar pra isso, diretoria.

A partir de agora temos fotos exclusivas do Vascopiniao de alguns jogos em nossa página do orkut. Clique aqui para acessar.


S.V,
Read More

Público de 24.000 pagantes no clássico dos milhões

Em uma semifinal de Taça Rio, é um público no mínimo ridículo para um Vasco x flamengo. É fácil ressaltar bons motivos. A torcida do Vasco já vem desanimada há tempos com o desempenho da equipe; já a dos urubus ficou um pouco decepcionada com o último jogo pela libertadores. O preço dos ingressos é absurdo - 50 reais a entrada inteira para Arquibancada, 40 para as cadeiras. Pesquisei o preço das semis em São Paulo e me deparei com um absurdo maior ainda - 50,00 o preço do setor mais barato, que seria a nossa "Cadeira Azul", antiga Geral, no Maracanã. Porém lá encheu. Claro que quero demonstrar minha irritação por esses preços no Brasil inteiro, mas vou para além disso: Se formos pensar em futebol, vimos um grande espetáculo em São Paulo e um festival de erros no Rio - e o público que vem acompanhado já imaginava isso. Aponto esse o motivo maior para que um São Paulo x Santos tenha tido um público maior do que nosso clássico dos milhões. Lá foi um 3 x 2 emocionante, com gols bonitos, futebol bem jogado, times jogando pra frente e, como em todo clássico, também jogadas polêmicas. Aqui tivemos gols de bola parada, festival de passes errados, muitos volantes e poucos meias e a má arbitragem como centro das atenções.



Falando de arbitragem, e aproveitando para encerrar o assunto, gostaria de fazer alguns comentários sobre nosso querido José Roberto Wright, aquele ex-juiz e atual comentarista da Rede Globo que, mesmo quando ainda não era gagá, já mostrava ser ignorante e tendencioso. Quem viu o jogo pela Globo deve ter percebido o nível de seus comentários. Um cara que, na única Libertadores vencida pelos urubus, expulsou 5 do time adversário(Atlético-MG) numa semifinal e que, no ano seguinte, entrou com um microfone escondido da rede Globo em um Vasco x fla, não poderia fazer outra coisa senão concordar com as atitudes do "Arruda" do último jogo. Lamentável.
É vida que segue. Agora estão nos chamando de chorões. Mas os rubro-negros tem que lembrar que a arbitragem "regional-parcial" não é a mesma que apita a Libertadores. Sendo assim, esperemos pra ver eles saindo chorando da competição sul-americana.

Como já havia dito, considero a Copa do Brasil prioridade para esse ano. Sendo assim, concentração total no jogo de amanhã.

S.V,

Read More

Onde e porque perdemos o jogo.


Primeiramente, desculpem amigos por não ter feito o pré-jogo. Tendo dito isto, vamos a análise do jogo.

Início de jogo típico de clássico, muito truncado e estudado pelas duas equipes porém com o Vasco em nítida vantagem. Com mais de 60% de posse de bola, mas sem muitas chances de gol. O Flamengo por outro lado dependia dos lançamentos e ligações diretas entre defesa e ataque. Se por um lado o Vasco pressionava por outro, deixava enormes buracos tanto na lateral esquerda com as subidas de Márcio Careca sem a cobertura dos volantes (fato que se seguiu durante toda a partida).

Um erro de Rafael Carioca uma linha de impedimento burra (errou contra o Americano, ASA), zagueiros vascaínos lentos e o mulambo mendigo fica cara a cara com Fernando Prass. Driblou e chutou para abrir o placar no Maracanã.

A tônica do jogo continuou a mesma, Vasco com maior volume de jogo, porém sem jogadas agudas e sem brilhantismo de Dodô de Phillipe Coutinho até os 30'.

A bola levou exatos 3 segundos para viajar dos pés de Fagner para a cabeça de Thiago Martinelli, da cabeça para o gol, menos de um segundo e a torcida vascaína explode de alegria.Com uma cabeçada indefensável Thiago Martinelli empata o jogo e dá esperança que a virada ocorra no segundo tempo.

Início de segundo tempo e entra em jogo um velho conhecido da torcida vascaína. O juiz entra em cena e começa as trapalhadas que influenciaram diretamente no resultado.
João Batista de Arruda é o nome do bandido que assaltou o Vasco hoje.Penalti não marcado, cartões não dados, faltas erradas,etc,etc.

Sem querer tirar a responsabilidade do resultado do juiz, pecamos em outros aspectos. O mais gritante foi o individualismo. Faltou senso de conjunto. Rafael Carioca tentando jogadas sozinho pelo meio, Souza com arrancadas sem sentido, erros da defesa que resultaram na expulsão de Thiago Martinelli no final do jogo por exemplo, dentre outros erros...

Gaúcho até que tentou, mas dessa vez as substituições não surtiram efeito e foram erradas... Magno entrou muito mal no jogo e o que falar então do menino Pimpão? Nulos...

O Vasco não perdeu para o Flamengo, perdeu para si mesmo e para o brincalhão de amarelo. Mais uma vez roubados descaradamente. No final do jogo, Souza em um desabafo com o repórter, diz algumas verdades... Erros grosseiros em partidas decisivas viraram rotina contra o Vasco da Gama. Talvez nossa cota de "coincidências" ainda não tenham terminado.

Que venha o Corinthians-PR. Temos a obrigação de vencer pelo time e pela torcida que temos.

Saudações vascaínas,
Read More

Time do Vasco definido para a semifinal


Fernando Prass; Fagner, Thiago Martinelli, Titi e Márcio Careca; Rafael Carioca, Léo Gago, Souza e Philippe Coutinho; Dodô e Élton. Carlos Alberto, mais uma vez se recuperando, como opção no banco.Boa escalação, talvez a melhor possível(levando-se em conta que Ramon não pode jogar por problemas jurídicos). O Gaúcho tem conseguido fazer o que para o Mancini parecia impossível: não atrapalhar. Não inventou e, mantendo a mesma base desde que assumiu, conseguiu os resultados. Conseguiu vencer, mas com um grau de emoção desnecessário... e sem convencer. A defesa está muito mal, fazendo linhas de impedimentos que fracassam e cometendo vários erros individuais - como o de Gian no último jogo, uma tentativa de drible no meio-campo inadmissível. Consertando isso(o que não é tão simples assim), podemos jogar pra vencer de qualquer um dos outros 3 semifinalistas, já que o ataque vem fazendo sua parte. Para esse jogo específico, se tivermos problemas ofensivos temos nosso camisa 19 no banco, que já foi muito valioso contra o fluminense e pode mudar qualquer partida. Agora, Gaúcho tem que lembrar que está no Vasco e provar que sabe colocar um time grande em campo. Não dá pra fazer 1 x 0 e tirar Dodô pra botar Dedé...

Para esse jogo, ganhamos dois bons reforços na Justiça: Rafael Carioca - que tinha um gancho de 4 jogos e cumpriu 2 - e Souza, que foi absolvido após cumprir 1.



Vasco entra para o Guinness


Após Roberto Dinamite fazer a tatuagem 802, o Vasco entrou para o livro dos recordes - batendo a marca norte-americana de 801 em 24 horas. Até que deu uma boa repercussão, saindo notícias pelo mundo inteiro. No final do post seguem alguns links de como foi isso nos meios de comunicação internacionais. Vi várias fotos e não gostei do que vi. Tatuagens feitas claramente com pressa, umas mais tortas que outras. A galera que fez provavelmente vai gastar uma grana pra retocar...Valeu pela campanha, mas pecou pela falta de cuidado.
S.V,


Read More